Nome popular:

Álisso, flor de mel

Nome científico:

Lobularia Maritima

Família:

Brassicaceae

Características:

O álisso é uma linda e delicada planta de pequeno porte, que produz flores com aroma de mel. Essa forração, que costuma ter por volta de 20 cm de altura, é ótima para vasos e floreiras e cresce espalhando-se horizontalmente, cobrindo toda a superfície com facilidade e pendendo no vaso.

As folhas do álisso são finas e alongadas e possuem uma cor verde bem brilhante. As pequenas flores são muito visitadas por abelhas e outros insetos polinizadores. Elas podem ter as cores branca, rosa ou roxa e formam pequenos cachos nas extremidades dos ramos. Se o álisso for cultivado em clima quente pode florescer o ano todo.

Após a floração surgem pequenas cápsulas achatadas, que rompem-se quando estão prontas, expondo uma semente de cor alaranjada no seu interior. Qualquer movimento sutil faz com que as sementes caiam, dando origem a novas mudas que nascem próximas à planta mãe.

A lobularia maritima é uma planta nativa da região do Mediterrâneo, que precisa de sol pleno para ter um bom desenvolvimento e florações mais abundantes. Porém, em climas muito quentes e de sol forte, deve ser cultivada no sol da manhã.

Prefere substrato mantido levemente úmido, por isso deve-se tomar bastante cuidado com as regas, que devem ser mais abundantes, quando o sol está forte e o calor muito intenso.

Essa é uma espécie anual, mas que pode ser tratada também como bianual em alguns casos, porém depois de no máximo dois anos ela perde muito a vitalidade e precisa ser replantada.

Local:

São Paulo, SP em 09/06/18

*Leia um post completo sobre o álisso no blog Saberes do Jardim.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: