A macroptilium lathyroides, também conhecida como feijão de rola, é uma plantinha adorável que me fascina faz tempo. A encontro quando vou caminhando para o parque Toronto, que fica bem próximo à minha casa.

Macroptilium Lathyroides

Desde a primeira vez que a vi ainda sem flores já me encantei e parei para observá-la. A planta em si é pequena, por volta de 60 cm de altura, e mesmo sem flores é bonita. As folhas são verde claras, meio foscas e têm um formato bastante específico.

Como nas primeiras vezes que a vi ela não tinha flores nem sementes eu simplesmente deixei meu olhar de admiração e segui em frente.

As mudas ficavam em um local que recebe sol quase o dia inteiro. Interessante que a grama em alguns pontos estava seca, porém a macroptilium lathyroides continuava linda e graciosa, sem sinais de sofrimento.

Macroptilium Lathyroides

Como vou para o parque todo fim de semana quando está quente ou minimamente compatível com a vida (sou pessoa friorenta), sempre procuro por ela e outras plantinhas que gosto de admirar e um belo dia a encontrei florida. Que espetáculo! Flores de um vermelho escuro, intenso e muito bonito. As flores tem um aspecto de asas de borboleta e lembram muito as flores das ervilhas e feijões, só que menores.

Macroptilium Lathyroides

No dia que encontrei as mudas floridas fiquei um bom tempo admirando as flores e tentei achar sementes, mas sem sucesso.

Algum tempo depois passei novamente naquele caminho indo para o parque e, claro, fui logo procurando as plantinhas. Para minha sorte estavam com vagens, porém não estavam maduras. O fato da planta formar pequenas vagens foi a primeira pista que eu tive na época para identificar a macroptilium lathyroides.

Macroptilium Lathyroides
Vagens ainda verdes

Mais um tempo se passou e encontrei as vagens maduras. Estavam marrons e com aspecto bem seco. Quando apertei uma ela se retorceu arremessando as sementes, que ficaram espalhadas pela grama.

Macroptilium Lathyroides
Uma vagem amadurecendo e algumas na lateral já retorcidas após liberarem as sementes

Consegui achar outras vagens e dessas retirei sementes para plantar. Elas são marrom acinzentadas e bem pequenas. Lembram feijões miniatura. Uma fofura!

Macroptilium Lathyroides

Depois de muita pesquisa consegui identificar a macroptilium lathyroides, uma espécie nativa. A partir da identificação comecei as pesquisas sobre as características dela.

Macroptilium Lathyroides

A minha descoberta mais interessante sobre essa espécie é que ela é uma leguminosa fixadora de nitrogênio. O que quer dizer que ela ajuda a fixar o nitrogênio no solo através de suas raízes, melhorando a fertilidade e contribuindo para o desenvolvimento de outras plantas. Eu sequer sabia dessa característica de algumas leguminosas e só descobri porque pesquisei sobre a macroptilium lathyroides. É fascinante como uma plantinha vegetando despretenciosamente pode ter tanto para oferecer!

Depois de toda minha pesquisa e descobertas virei fã da macroptilium lathyroides e felizmente tenho sementes para vê-la crescendo nos meus vasos. Em breve espero ter sementes também para venda na loja Sementes do Jardim.

Nome científico: Macroptilium lathyroides
Nome popular: Crotalária vermelha, feijão de rola, feijão de pombinha, feijão do campo
Família: Fabaceae

1 comentário

Chris Anelise · 25 de abril de 2021 às 12:11

 

Obrigada pela pesquisa e por compartilhar! Eu estava procurando pelo Google lens qual seria a plantinha que nasceu aqui em casa e finalmente achei! Adorei saber mais sobre ela, também achei a coisa mais linda e ainda é nativa! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: