Um dia andando pelos arredores de um parque, numa vizinhança bonita e com calçadas repletas de canteiros cheios de plantas, encontrei uma erva perdida, nascendo numa fresta da calçada.

Talvez a Aromática Mentha Piperita

Essa plantinha imediatamente chamou minha atenção. Uma única muda, ao que aparentava. Era pequena em altura, mas bastante ramificada e espalhava-se lindamente sobre a calçada, destacando-se no meio do concreto cinza.

Ela estava repleta de flores. As flores eram bem branquinhas, distribuídas ao longo de pequenos pendões, que atraíam muitas abelhas. A planta toda estava repleta delas e havia mais de um tipo.

As folhas eram rugosas como as da hortelã e muito aromáticas, mas um pouco diferentes por serem mais finas e alongadas. O verde brilhante e a textura das folhas davam à planta um aspecto muito bonito.

O aroma não era exatamente de hortelã, era similar, porém mais suave e achei mais gostoso. Um aroma maravilhoso! Levei um ramo na minha mochila e o cheiro impregnou. Nunca voltei pra casa com a mochila tão cheirosa.

Talvez a Aromática Mentha Piperita

O local onde essa erva estava pegava bastante sol na parte da tarde quando a encontrei. Ela estava crescendo numa fresta da calçada e mesmo com o sol forte estava bonita, sem sinal de desidratação, mostrando ser uma planta resistente.

Talvez a Aromática Mentha Piperita

Apesar de ter pesquisado bastante e encontrado plantas similares não cheguei a uma conclusão sobre a identificação dessa erva. Só consigo afirmar por enquanto que é uma planta da família lamiaceae, mesma da hortelã, e que trata-se de uma espécie de mentha. Além disso desconfio, pelas pesquisas que fiz, que a espécie seja mentha piperita, mas não posso afirmar.


1 comentário

Rodrigo Kouchi · 18 de novembro de 2019 às 16:28

 

É um tipo de hortelã-selvagem, creio que seja o Mentha longifolia. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: