Nome popular:

Vinagreira roxa, roselle roxa

Nome científico:

Hibiscus acetosella

Família:

Malvaceae

Características:

Belo arbusto de origem africana com folhas escuras de tonalidade roxa avermelhada, que pode atingir 3 metros de altura. Essa é uma planta perene, porém costuma ser cultivada como bianual.

Essa variedade roxa, hibiscus acetosella, não deve ser confundida com a mais tradicional, hibiscus sabdariffa, que é uma espécie de folhas verdes e flores levemente amareladas com nuances rosadas.

A vinagreira roxa, assim como sua parente próxima, é também considerada uma planta PANC e suas folhas podem ser usadas cruas ou refogadas. Os cálices, que se formam após as flores murcharem, podem ser usados para fazer chás, sucos e geléias.

Essa é uma planta que precisa de sol pleno para se desenvolver bem e florescer mais, porém pode ser cultivada recebendo apenas sol da manhã.

O hibiscus acetosella não é exigente com substrato, mas o ideal é que seja uma mistura rica em matéria orgânica. Nas regas deve- se manter o substrato secando levemente entre uma rega e outra.

A floração ocorre especialmente nos meses mais quentes, mas ela pode florescer o ano todo em locais nos quais o inverno é ameno. As flores dessa variedade de hibiscus são de uma cor rosa intensa e muito bonita. Além de sua utilidade como PANC, a folhagem e as flores belíssimas da vinagreira roxa fazem dela uma planta muito ornamental.

A vinagreira roxa se propaga com muita facilidade através de sementes, mas também pode ser reproduzida através da estaquia dos ramos.

Local:

São Paulo, SP em 10/09/2014

*Leia um post completo sobre a vinagreira roxa no blog Saberes do Jardim.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: