Nome popular:

Shiso, perilla

Nome científico:

Perilla frutescens

Família:

Lamiaceae

Características:

Uma linda erva aromática de origem japonesa, muito versátil e de fácil cultivo.

O shiso é uma planta muito bonita e há três variedades: a verde, a vermelha e a de duas cores, que aparece nas fotos abaixo e chama atenção pelo colorido das suas folhas, que na parte de cima tem a cor verde musgo e na parte debaixo são roxas.

Essa é uma planta anual e tem um crescimento muito rápido, chegando a no máximo 1 metro de altura. Após a germinação o desenvolvimento das mudas é bem acelerado e em poucos meses elas já começam a florescer.

Nos pendões florais da perilla frutescens abrem flores lilases pequenas e bem delicadas. Após secarem produzem muitas sementes, que se espalham com facilidade, criando novas mudas espontaneamente.

Para que tenha um bom desenvolvimento o shiso precisa de sol e prefere substrato secando apenas levemente entre regas.

Aprecia calor para crescer, por isso nos meses mais frios estagna e se as sementes forem plantadas quando a temperatura está abaixo dos 15 graus é muito provável que não geminem.

O shiso, além de aromático, tem vários nutrientes, entre eles vitamina C, cálcio e ferro, entre outros, e propriedades anti-inflamatórias. As folhas do shiso verde normalmente são usadas em saladas ou refogadas, já as folhas dos shisos vermelho e de duas cores são mais usadas em sucos e chás.

Uma característica interessante do shiso é que o chá ou suco das folhas muda de cor ao serem adicionadas algumas gotas de limão, passando do verde escuro para o vermelho vivo.

Local:

São Paulo, SP em 18/01/2016

*Leia um post completo sobre o shiso no blog Saberes do Jardim.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: